Rotineiramente, ouvimos a sentença: o “Sistema é Ótimo”; ou, quiçá: o “Sistema Falhou”.
Antes que possamos falar de SISTEMAS, precisamos entender que estamos falando de SERES HUMANOS; são eles que INVENTAM SISTEMAS!
Graças a troca de experiências, graças ao nosso Hipocampo (formador de Memórias em nosso Cérebro); e aos Engramas (redes de Neurônios, onde uma experiência é armazenada como uma Memória potencialmente recuperável); o SER HUMANO é o único ANIMAL que coleta dados externos (a partir de referências, falas ou leituras (repertório), degrada-os enquanto campo Simbólico (imagens e palavras), e reorganiza em novas IDEIAS: recalibrando o signo e, transforma em algo novo: isso se chama: CRIATIVIDADE - voilà tout !
... o Ser Humano consegue ver madeira e pensar em dar novo formato ao objeto, transformando a coisa em uma CADEIRA ! (o seu Neocórtex - que está atrás da sua Testa -, faz isso: projeta e simula eventos que NÃO EXISTEM NO AGORA!).
Um SISTEMA BOM é um compromisso e pacto indireto entre Homo Sapiens Sapies que, NÃO SE CONHECEM, e que, dialogam, indiretamente, à busca da excelência enquanto indivíduos sociais.
A CRIATIVIDADE só existe a partir de ambientes estimulantes, com referências DISTINTAS e DESCONFORTANTES e, que, a longo prazo, dará mais facilidade para o Indivíduo INVENTAR: “um ambiente amarelo só nos dará a ideia de amarelo: é impossível pensar no arco-íris quando só temos o AMARELO!”.
...voilà!
A SOCIALIZAÇÃO e AMBIENTES ESTIMULANTES nos outorga trocas de falas e experiências fecundas em reequilibrar nossas NARRATIVAS INTERNAS e EXTERNAS.
Vale um destaque: o seu AMBIENTE influencia muito naquilo que você pensa da vida: se você tem pessoas MEDIOCRES próximas a você, a tendência é que você seja um MEDÍOCRE também!
PIOR AINDA: a narrativa com viés negativo sobre coisas e pessoas tenderá a debruçar-se sobre a forma como seu corpo, fisiologicamente, encara a vida: quanto mais pensamentos negativos você incorpora, menos secreção de HORMÔNIOS bons no seu corpo você receberá.
Quando temos pessoas RUINS ao nosso redor, toda a nossa vida será ENCARADA com as LENTES PESSIMISTAS - o que desequilibrará as funções HOMEOSTÁTICAS de nosso corpo.
A longo prazo, ao pensar em sua VIDA, uma neblina densa de contorno negativo estará presente: a tendência é de EVITARMOS a VIDA; EVITARMOS COMPROMISSO; EVITARMOS PLANOS; EVITARMOS VERDADES e, mais ainda: tenderemos a CULPAR os outros, a POLÍTICA, o MUNDO ou a FAMÍLIA pelo que nos tornamos.
... a culpa é do SER HUMANO, e, não do SISTEMA !
Por Gustavo Pilizari
Jornalista; Mestre em Comunicação, Cultura e Semiótica; Pós em Psicopedagocia e Neurociência; MBA em Liderança; Extensão em História e Semiótica; Professor de Pós Graduação e Consultor em Comunicação e Neurociência.
Contato: 18 99789-3645
Comments