top of page
Desenvolve Quatá

Caminhe na direção do futuro e não do passado

Quando pensamos em progresso pessoal - assim entendido a contínua e constante busca do sucesso e realização pessoal, profissional, familiar, social, econômica, política, religiosa, etc. - percebemos alguns aspectos que são de vital importância para que o mesmo se aflore.


Entre estes, um ponto de grande destaque e que necessitamos ter sempre em mente é o de que devemos sempre olhar para a frente, ou seja, viver o presente e construir o futuro.


Devemos, assim, caminhar, seguir em frente, em direção ao futuro, mas nunca, jamais, em direção ao passado.


"A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente!" Soren Kierkergaard

O passado, como o próprio nome diz, é algo que passou, que ficou para trás, que não volta mais ...


Assim, o que você acabou de ler, por certo, já se tornou passado. O futuro é aquilo que ainda você está por fazer e não aquilo que você já fez (ou deixou de fazer!).


Logo, não se volte para o passado, mas sim, caminhe para o futuro, já!


Conforme as sábias palavras do ilustre antropólogo e neurolingüista, Ph.D. Luiz Almeida Marins Filho, “... viver do passado é um perigo e pode constituir-se num perigoso vício. Olhando para o retrovisor, não consigo prestar atenção a não ser no caminho que já passou. Olhando para o retrovisor, corro o risco de bater de frente com o futuro. Olhando para o retrovisor perco a chance de admirar e ver as oportunidades do caminho à minha frente. Cuidado!! ... Lembre-se que o passado passou. É preciso viver o presente e construir o futuro! ...”.

"Lembre-se, o passado não é igual ao futuro. Qual é o primeiro passo que você pode dar em direção ao sonho que um dia achou impossível?" (autoria desconhecida)

É óbvio que todos devemos aprender com os erros e acertos do passado - pois isto faz parte do aprendizado natural da vida de todos nós - mas, nunca, querermos voltar atrás, ao chamado status quo ante.


Empresas que acreditam no futuro de Quatá

As pessoas mudam, as situações alteram-se, os fatos progridem, o conhecimento avança, o tempo não pára - jamais!!!


Viver do passado é perda de tempo, de energia e de inteligência; é canalizar toda a nossa força na contramão de direção, ou seja, na contramão de nossa própria história.


"Não perca tempo em olhar para trás, para ver o que já fez. Olhe para a frente e caminhe confiante e alegre. Assim, você verá que ainda tem muito por fazer." (autoria desconhecida)

O marasmo, a preguiça, o descaso, a falta de ambição, o saudosismo, entre outros, são sentimentos que devemos extirpar, definitivamente, de nossos pensamentos, hábitos e atitudes diante da vida.


Assim, como se diz popularmente no futebol: “bola para frente que o jogo é de campeonato”.


"A felicidade consiste em preparar o futuro, pensando no presente e esquecendo o passado, se foi triste." John Ruskin

Nunca é demais lembrarmos que todo e qualquer plano que temos em nossa mente e gostaríamos de desenvolver, precisa ser construído e projetado para o futuro.


Você é um ser dotado de inteligência e emoção. Você veio para este mundo com o intuito de fazer algo de bom para os outros e também para si próprio. Portanto, mostre a todos a que veio !


Somos capazes de lutar por tudo aquilo que desejamos e queremos. Existe uma força muito grande dentro de cada um de nós.


Precisamos descobrir o que temos de melhor e, utilizando-se dos dons que nos foram dados por Deus, fazer algo de bom e útil, sempre em busca de um futuro melhor, realizador e mais feliz !...


Pense nisso ... Sucesso!!!


LUIZ GERALDO FLOETER GUIMARÃES, 50, é advogado, sócio do escritório Guimarães e Floeter Guimarães Advogados Associados, pós-graduado pelo INBRAPE/FADAP e pela UNOESTE, ex-assessor jurídico da Prefeitura Municipal de Quatá, ex-professor universitário junto à FEMA (Assis), junto à FRAN (Rancharia) e ao CEETEPS (Quatá), escritor autor do livro “motivação e entusiasmo na busca do sucesso” e historiador.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page