top of page

Descubra e utilize todo o seu potencial interior

Devemos manter o nosso pensamento de maneira sempre positiva. Devemos, ainda, extirpar, de modo definitivo, todo e qualquer pensamento, hábito ou atitude que tragam sintomas e conseqüências negativas ao nosso desenvolvimento pessoal.


Imagem Wix

Os pensamentos negativistas só nos trazem a sensação de derrota e, de um modo em geral, estes pensamentos vêm acumulando-se ao longo do tempo, no decorrer de toda a nossa vida.


Lembre-se que tudo aquilo que você crê com sinceridade, acredita piamente e faz com entusiasmo, será realizado !!!


Todos sabemos - ou deveríamos saber - que existe um potencial incomensurável dentro de cada um de nós.


Aliás, este potencial interior, poderíamos dizer que se assemelha à figura de um iceberg, ou seja, mostra apenas uma ínfima parcela do potencial total que mantemos guardado dentro de nós mesmos.


Caro leitor: “o mundo encontra-se aos seus pés !...”.


Assim, você deve saber valorizar o potencial que possui. Muitas vezes este potencial não é aparente, mas sim, encontra-se arraigado e oculto no seu “eu” interior, em estado latente, à espera de que você próprio o encontre e o utilize com toda a sua força, convicção, ânimo, energia e garra!


Segundo o escritor Paulo Coelho, “... Bagwan Shree Rajneesh afirma que a maior parte da humanidade está, neste momento com sua energia adormecida. Ninguém acredita no imenso potencial que tem. E esse potencial termina sem uso. Sabemos que tudo que não é utilizado acaba por perder suas qualidades. Um carro enferruja quando fica muito tempo na garagem. Os músculos sem exercício atrofiam. Rajneesh conclui que nossa impotência diante da vida vem de conflitos desnecessários. Mesmo que tenhamos dúvidas, devemos agir. Na pior das hipóteses, vamos acrescentar uma derrota ao currículo - e ela não irá nos causar nenhum transtorno; muito pelo contrário, teremos orgulho da coragem ...”.

"Se você pensa que vai fracassar, fracassará. Se você pensa que vai triunfar, triunfará. Tudo está no nosso estado de espírito. (autoria desconhecida)"

Devemos, assim, tentar descobrir qual é o nosso potencial que se mantém em estado estático (porém latente, aguardando apenas o momento oportuno para ser utilizado), além de como utilizá-lo e exteriorizá-lo da maneira mais intensa possível.


"O sucesso na vida não depende de receber boas cartas, mas de jogar bem com cartas ruins". Warren G. Lester

Essa busca do potencial que possuímos é unicamente pessoal, ou seja, depende de cada um. Portanto, busque seu real potencial. Assim, por exemplo:

  • Se você é um bom cozinheiro, busque algo relacionado à esta função...

  • Se você é um bom motorista, busque algo relacionado à esta função...

  • Se você é um bom esportista, busque algo relacionado à esta função...

  • Se você é um bom comunicador, busque algo relacionado à esta função...

  • Se você é um bom cantor, busque algo relacionado à esta função ...

  • Se você é um bom botânico, busque algo relacionado à esta função...

  • Se você é um bom escritor, busque algo relacionado à esta função...

  • E assim por diante ...


Procure, portanto, em primeiro lugar, identificar qual o seu potencial. Ou seja, qual(is) o(s) dom(ns) que você possui!


E, após tal descoberta, pense em como você pode utilizar tal potencial de forma que o mesmo traga (ou possa trazer) resultados reais de sucesso, felicidade, dinheiro, alegria e prazer.


Estude, trabalhe, aprenda, se atualize, adquira conhecimentos, enfim, faça de tudo para que o seu potencial (seu dom) seja cada vez mais fomentado.


Porém, lembre-se que, acima de tudo ...


"Um homem é um sucesso se pula da cama de manhã e vai dormir à noite, e nesse meio-tempo faz o que gosta." (autoria desconhecida)

Este é o segredo do sucesso: ter qualidade de vida.


A esta altura, alguém pode estar se perguntando: “Se tudo é assim tão fácil, porque nem todas as pessoas conseguem ser bem sucedidas em suas empreitadas?”.


Em primeiro lugar, temos a informar que também não é algo assim tão simples alcançar a realização e o sucesso pessoais, e muito menos alterar hábitos arraigados à nossa personalidade desde há muito tempo. Porém, não é impossível. Basta termos força de vontade, persistência, trabalho, estudo, metas, enfim, querer de verdade alcançar algo de bom em nossas vidas.


E, em segundo lugar, temos que tentar aniquilar todos os fatores que atravancam o desenvolvimento do ser humano na busca de seus ideais e que nos afetam de um modo especial (tais como, a falta de persistência, o medo de errar, viver sempre às custas das opiniões alheias, o comodismo, a desatualização com relação ao mundo em que vivemos, etc.).


Ademais, as influências que o ser humano recebe do meio em que vive e se relaciona, muitas e muitas vezes acabam simplesmente bloqueando seu potencial criativo, de motivação, de entusiasmo, de força de vontade e de sucesso.


É por isso que podemos repetir, sempre e sempre, que as pessoas necessitam buscar e utilizar toda a sua força interior, para que possam superar toda e qualquer sensação de fraqueza e de impotência. Sem este primeiro passo, será impossível a caminhada - ou melhor, a escalada - rumo ao sucesso !


Devemos lutar com todas as nossas forças, buscando no nosso mais profundo interior, com a intenção de extirpar o negativismo, fazendo um programa gradual de afirmações e atitudes positivistas, de maneira a superar todos os nossos padrões de hábitos negativos e substituindo-os por outros positivos e, portanto, mais saudáveis.


A chave de tudo é acreditar, de fato, em seu potencial, para que você possa mudar a si próprio.

Lembre-se: você pode tudo ... só depende de você !!!

Ânimo!!!


Por: (*) LUIZ GERALDO FLOETER GUIMARÃES, 50, pós-graduado pelo INBRAPE/FADAP e pela UNOESTE, ex-assessor jurídico da Prefeitura Municipal de Quatá, ex-professor universitário junto à FEMA (Assis), junto à FRAN (Rancharia) e ao CEETEPS (Quatá), escritor autor do livro “motivação e entusiasmo na busca do sucesso” e historiador.

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page