top of page

Neurônios perambulantes...

Uma das coisas mais prazerosas e benéficas que você pode fazer na jornada de sua vida é uma boa caminhada com vagar, observando, aleatoriamente, as vidas que passam por você, além de todas as arquiteturas despretensiosas que marcam ruas, vielas, Casas e Cidades...


...andar solto, aleatório, manso, suspenso, perambular... leve feito pluma e nuvem...


O Neurocientista Shane O´Mara nos mostra que: “o cérebro precisa de movimento para funcionar bem. Nosso sistema sensorial funciona melhor quando nos movimentamos (...), é o que mantém ativo o que chamo de nosso GPS interno, o Mapa Cognitivo que armazena e organiza as informações”.


John O'Keefe, May-Britt Moser e Edvard Moser - vencedores do Nobel de Medicina e Fisiologia de 2014 - descobriram o que é chamado de "GPS Cerebral".  Estes Cientistas descobriram duas áreas no Cérebro que estão diretamente ligadas à orientação espacial: o Hipocampo e o Córtex Entorrinal.


--- ALERTA:


É fundamental para a saúde COGNITIVA andarmos por ruas diferentes das habituais (ao fazer uma caminhada, busque novos caminhos, para assim, fortalecer as Circuitarias Sinápticas (ou, trocando em miúdos, você fortalecerá as Células de seu Cérebro, que se chamam NEURÔNIOS) e, também, o Córtex Entorrinal).


... caminhando, perambulando, atualizando rotas ...


A cada NOVO CAMINHO DIFERENTE que você faz em uma caminhada, NOVAS CONVERSAS IRÃO OCORRER ENTRE OS NEURÔNIOS DO SEU CÉREBRO.


(imagine que se você, todo dia, pegar a mesma Rua para ir ao Trabalho, apenas um Neurônio seria fortalecido, usado ou estimulado com essa informação... quando você decide mudar o caminho, um outro Neurônio - que não tinha sido chamado para trabalhar -, DESPERTA e, será decisivo para memorizar este novo caminho, e, assim, sucessivamente, todas as vezes que você fizer algo novo que você nunca fez).


Portanto, toda vez que você tem uma nova INFORMAÇÃO, novos NEURÔNIOS são chamados para TRABALHAR e, CRIAR MEMÓRIA (Engramas) (logo, mais robusto será o seu Cérebro, ou, mais Neurônios seriam usados, em vez de serem desperdiçados).


--- MAIS UM ALERTA PERTURBADOR:


Imagine que você tem 100 Neurônios dentro de sua Cabeça para serem usados para decorar Ruas e lugares...


Voltando ao exemplo acima: caso você decida sempre passar pela mesma Rua até afundar de tanto passar (a força da expressão AFUNDAR é muito boa, pois, é justamente o que ocorre na Circuitaria entre os Neurônios que ficam mais fortes todas as vezes que você REPETE UMA INFORMAÇÃO); os outros 99 Neurônios que estão esperando para serem usados para decorar novas Ruas IRÃO MORRER, pois NÃO ESTÃO SENDO USADOS.


--- é justamente isso que ocorre quando você NÃO ESTIMULA O SEU CÉREBRO COM NOVAS INFORMAÇÕES: OS NEURÔNIOS MORREM!


(aliás, perder-se também é caminho...)


--- É meio comum FALARMOS, mentalmente, COM A GENTE MESMO --- 


...imagine-se perambulando e, uma VOZ interna em seu Cérebro diz: este caminho está errado, este caminho não é o certo, este caminho é perigoso !


Sinta-se FELIZ, isso é comum e, existe uma região de seu Cérebro que se rebuliça ao produzir esta voz: é a área de Broca, considerada o centro da produção de linguagem; e, particularmente, uma atividade muito menor no giro de Heschl, associado à audição. 


Todavia, esta VOZ que lhe persegue durante sua caminhada, dizendo o que você deve ou não fazer está mais associada a esta região chamada, GIRO de HESCHL (representação mental da voz).


... um simples PASSEIO despretensioso pela Rua pode render muita informação; viu só?


 

Por Gustavo Pilizari

Jornalista; Mestre em Comunicação, Cultura e Semiótica; MBA em Liderança; Pós em Psicopedagogia e Neurociência; Extensão em História e Semiótica; Professor, Consultor e Palestrante; Atual Secretário de Cultura e Turismo de Quatá

Contato: 18 99789-3645




117 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page