top of page

Prefeituras têm papel decisivo no desenvolvimento do ecossistema de inovação nas pequenas cidades

Na primeira edição do ano do RCD Cidades, o diretor da RCD, José Marinho, entrevista o especialista Rogério Alessi, responsável pela criação de projetos como o Centro de Inovação Inova Prudente, Coworking Municipal, Incubadora de Empresas, Hotel de Projetos e Aceleradora de Startups


O crescimento econômico das pequenas cidades está diretamente ligado à importância dada pelos Executivos Municipais para a tecnologia e a inovação. Com o cenário favorável neste momento, diante da pandemia que vem acelerando o processo de transformação digital da gestão pública, as Prefeituras têm papel fundamental no desenvolvimento do ecossistema de inovação nas cidades, em especial as de pequeno e médio porte. Foi o que disse o especialista em ambientes de inovação, Rogério Alessi, durante a primeira edição do RCD Cidades no ano, que foi ar na manhã desta quinta-feira (21).


No programa de entrevistas da Rede Cidade Digital (RCD), conduzido pelo diretor, José Marinho, o especialista afirmou que as pequenas e médias cidades devem criar oportunidades para reter talentos e fomentar a economia local. “Existem algumas ações simples, que são baratas, que podem ser implementadas nos pequenos e médios municípios e que vão ajudar esses jovens no desenvolvimento”, comenta.


“É possível criar ambientes favoráveis e atrativos em pequenas comunidades. Cabe ao poder público conseguir entender essa dinâmica, aproveitar essa oportunidade e desenvolver esse papel, sobretudo nos pequenos municípios. Desenvolver os talentos na prestação dos serviços gera um retorno financeiro para o próprio governo”, comentou Alessi sobre o fomento a novos negócios.


O primeiro passo, orienta o especialista, é identificar os principais atores da localidade, como entidades, empresas, conselhos e talentos. “A gente sabe que as cidades são muito peculiares, elas têm vocações únicas, características muito singulares. Cada microrregião representa um desafio único. Cabe ao prefeito e equipe técnica começar a identificar, prospectar, quais são as necessidades do local, qual o público existente, quais são os talentos disponíveis. Esse mapeamento vai ajudar o gestor a identificar as carências”, ressalta.


Como secretário de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Presidente Prudente nos últimos anos, Rogério Alessi criou o Centro de Inovação Inova Prudente, Coworking Municipal, Incubadora de Empresas, Hotel de Projetos e Aceleradora de Startups.


Ainda segundo Alessi, oferecer uma estrutura física não é mais requisito básico na atração de empreendedores. “Eles buscam conexões com o mercado, com investidores, capacitação, mentoria, networking. Portanto, a incubação virou muito mais um processo do que um local. Por isso é possível incubar projetos de base tecnológica em qualquer lugar do mundo”, finaliza o especialista.


Assista na íntegra a entrevista com Rogério Alessi no RCD Cidades:


O diretor da RCD, José Marinho, lembra que os novos prefeitos eleitos têm a missão de conduzir as cidades no momento desafiador diante da pandemia do coronavírus. “É preciso ter sempre em mente a missão de direcionar a construção de políticas públicas que promovam o bem-estar da população, tendo as pessoas como o mais importante nas cidades e sempre com o objetivo de que cada localidade se torne o melhor lugar do mundo para se viver e a tecnologia e a inovação têm papel importantíssimo nesse processo, principalmente, nesse momento em que não é mais possível se fazer gestão sem o auxílio de ferramentas”, destacou Marinho.


Fonte e imagens: Rede Cidade Digital

Comments


bottom of page