top of page

Startup lança plataforma para reduzir impacto econômico da COVID-19 em municípios

Com o objetivo de apoiar servidores municipais na retomada econômica e financeira, a Gove – startup apoiada pelo Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) – e o CLP - Liderança Pública lançaram o “Programa de Retomada Municipal”.


Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

A iniciativa oferece acesso a informações e análises personalizadas dos municípios, para que administrações municipais possam planejar estrategicamente a retomada econômica e financeira de suas cidades. A plataforma está disponível no site https://retomadamunicipal.com/.


Com o isolamento social e a restrição de serviços, a atividade econômica brasileira registrou queda no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), divulgados no dia 15 de maio de 2020, o mês de março, com o início das medidas de combate ao novo coronavírus, apresentou um recuo de atividade econômica de 5,90% na comparação com fevereiro de 2020, e na comparação com março de 2019, apresentou uma queda de 1,52%.


A baixa atividade econômica acaba por afetar não só a renda dos cidadãos brasileiros, mas também as finanças públicas municipais. O Imposto sobre Serviços (ISS) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), dois dos maiores tributos brasileiros, têm uma estimativa de queda de arrecadação de 10% a 25% e 5% a 15%, respectivamente, como demonstra estudo realizado pela Gove.


Por meio do Programa de Retomada Municipal, os gestores públicos municipais podem planejar a recuperação da atividade econômica e finanças municipais, apoiando assim o setor produtivo local e garantindo capacidade fiscal para a manutenção dos serviços públicos.


Fonte: FAPESP

17 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page