As pessoas bem sucedidas têm sempre várias coisas em comum. As características mais comuns dessas pessoas são:
possuem uma atitude mental sempre positiva, alegre e confiante;
têm metas e objetivos claros e definidos;
são auto-motivadas, ou seja, não perdem seu entusiasmo diante da vida.
As pessoas motivadas e entusiasmadas têm a nítida compreensão de que as únicas limitações que as impedem de alcançar seus objetivos são suas próprias atitudes e o seu modo de pensar. Sabem, também, que precisam agir - arregaçando as mangas - para obter resultados, e não ficar estáticas - de braços cruzados - aguardando que o destino ou o acaso venha colocar as coisas em suas mãos.
Portanto, é certo que não são as idéias bonitas que valem: o que valem são as ações práticas. Assim, não fique aí parado, de braços cruzados, esperando que as coisas boas caiam do céu em seu colo. Mexa-se ! Vá à luta !
A motivação pessoal é uma virtude, e mesmo uma qualidade que pode ser aprendida, construída, alicerçada e aperfeiçoada pelas próprias pessoas, objetivando impulsioná-las ao sucesso.
A dinâmica da motivação pessoal consiste em não nos queixarmos pelo fracasso, mas sim, agirmos com entusiasmo; não ficarmos lamentando, mas sim, buscarmos os objetivos; enfim, não nos deixarmos travar por quaisquer tipos de obstáculos pré-estabelecidos. Devemos, ao revés, agir, superar, criar, realizar ...
É importante termos em mente, sempre, o seguinte: nossas IDÉIAS devem se transformar em ATITUDES, estas, por sua vez, em REALIZAÇÕES para, finalmente, atingirmos o SUCESSO.
Traçamos o seguinte esquema:
IDÉIAS ⇨ ATITUDES ⇨ REALIZAÇÕES ⇨ SUCESSO
"Pessoas bem sucedidas são as que compreendem o poder de dividir em pedacinhos, ou seja, de não morderem mais do que podem mastigar de cada vez." (autoria desconhecida)
Para que um indivíduo possa ser bem sucedido, ele precisa valorizar a sua própria capacidade pessoal, além de saber e ter o real conhecimento do grandioso papel que representa na vida, perante a sociedade, perante a sua família, perante a sua comunidade, perante o seu país, enfim, perante a tudo e todos que o cercam.
Devemos, assim, fixar metas em nossa vida, planejando, passo-a-passo, como alcançá-las, sempre mantendo o entusiasmo, o otimismo, a motivação, o ânimo, a força e o potencial que temos dentro de nós.
Vale lembrar que o sucesso não depende, pura e simplesmente, de uma formação cultural invejável, de um “QI” elevado, ou de uma tradição familiar influente. Muitas pessoas de sucesso possuíam apenas um destes requisitos e, outras, nenhum deles. Estes fatores acima descritos podem até auxiliar na busca do sucesso, mas não são, frise-se, fatores imprescindíveis para tanto.
Hoje em dia já se sabe que mais importante do que aqueles requisitos, o sucesso depende do “QE” (que é o quociente emocional). Isto porque uma pessoa, quanto mais adaptável emocionalmente e mais controlada for às adversidades da vida, muito maiores serão suas chances de alcançar o sucesso, pois tais pessoas conseguem, de maneira muito mais fácil, adaptar-se ao meio-ambiente em que vivem ou no qual pretendem alcançar suas metas e objetivos, além, é claro, de mais facilmente ser aceita e querida pelos grupos sociais que as cercam (familiares, amigos, colegas, companheiros, colaboradores, etc.).
Lembre-se !!!
"Sua segurança econômica não está no seu emprego; está no próprio potencial de produzir, de pensar, de aprender, de criar e de se adaptar." (autoria desconhecida)
"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova." Gandhi
"O degrau de uma escada não serve simplesmente para que alguém permaneça em cima dele, destina-se a sustentar o pé de um homem pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto." Thomas Huxley
"É muito mais honrado erguer-se à luta mesmo tendo que correr o risco do insucesso, do que unir-se aos pobres de espírito que não perdem e não vencem e por isso acabam morrendo sem viver." (autoria desconhecida)
Assim sendo, as pessoas têm a obrigação moral - consigo próprias - de se aperfeiçoarem e melhorarem a cada dia que passa.
Portanto, levante a cabeça, arregace as mangas e ... vá à luta !!!
Por: LUIZ GERALDO FLOETER GUIMARÃES, 50, é advogado, sócio do escritório Guimarães e Floeter Guimarães Advogados Associados, pós-graduado pelo INBRAPE/FADAP e pela UNOESTE, ex-assessor jurídico da Prefeitura Municipal de Quatá, ex-professor universitário junto à FEMA (Assis), junto à FRAN (Rancharia) e ao CEETEPS (Quatá), escritor autor do livro “motivação e entusiasmo na busca do sucesso” e historiador.
Comments