O medo - qualquer que seja ele, até mesmo o medo de errar - sempre existiu e ainda continuará a existir e a acompanhar os passos de todo ser humano.
Aliás, seria até mesmo uma ilusão e uma utopia imaginar-se de forma diferente.
Acontece que temos a obrigação, conosco mesmo, de procurar combater este medo, para que não se transforme em algo maior, em uma fobia e, a partir daí, passemos a ser meros expectadores do “show da vida”, esperando passivamente a morte chegar ...
Segundo as sábias palavras de Içami Tiba: “... Se você abre uma porta, você pode ou não entrar em uma nova sala. Você pode não entrar e ficar observando a vida. Mas se você vence a dúvida, o temor, e entra, dá um grande passo: nesta sala vive-se! Mas, também, tem um preço ... São inúmeras outras portas que você descobre. Às vezes curte-se mil e uma. O grande segredo é saber quando e qual porta deve ser aberta. A vida não é rigorosa, ela propicia erros e acertos. Os erros podem ser transformados em acertos quando com eles se aprende. Não existe a segurança do acerto eterno. A vida é generosa, a cada sala que se vive, descobre-se tantas outras portas. E a vida enriquece quem se arrisca a abrir novas portas. Ela privilegia quem descobre seus segredos e generosamente oferece afortunadas portas. Mas a vida também pode ser dura e severa. Se você não ultrapassar a porta, terá sempre a mesma porta pela frente. É a repetição perante a criação, é a monotonia monocromática perante a multiplicidade das cores, é a estagnação da vida ... Para a vida, as portas não são obstáculos, mas diferentes passagens! ...”.
Assim, devemos agir incansavelmente, buscando nossas metas e objetivos, com consciência e ponderação, mas sem jamais ter medo de errar.
Aliás, o medo de errar é um dos fatores, senão o fator preponderante e que mais atrapalha e impede uma pessoa na busca do progresso e do sucesso pessoais.
Ao invés de nos martirizarmos e desanimarmos com os erros que eventualmente cometemos, devemos aprender com os mesmos. Não devemos desistir ao primeiro obstáculo que depararmos à nossa frente, pois os erros fazem parte do aprendizado na vida de todos nós.
"Não fique remoendo as coisas do passado. Não se atormente com o que passou, mesmo que reconheça o seu erro." (autoria desconhecida)
É certo, ainda, que nossas únicas limitações são aquelas que colocamos dentro de nossas próprias mentes, mormente em nossa maneira de pensar.
Vale dizer que, tudo que está gravado em nossa mente afeta nossa personalidade e nossa maneira de agir diante das diferentes adversidades da vida. Assim, acontecimentos e erros do passado acabam por criar obstáculos ao livre exercício da vida presente.
"O único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro." Roosevelt
As barreiras criadas em nosso subconsciente são apenas imaginárias (normalmente fruto de uma educação voltada ao perfeccionismo e à absoluta falta de criatividade) e não devem impedir, desta forma, o normal desenvolvimento de nossas habilidades, em razão do imenso potencial que guardamos dentro de cada um de nós.
Todas as pessoas que conseguem vencer essas barreiras são seres especiais e, de um modo em geral, conseguem uma boa recompensa da vida: o sucesso e a felicidade !
"Um erro reconhecido com simplicidade é uma vitória ganha." Caroline Gascoigne
Lembre-se e analise profundamente, ainda, as seguintes proposições:
Não existem fracassos na vida, existem apenas os resultados daquilo que fazemos, ou seja, de nossas ações. Assim, desde que você tenha aprendido algo novo, então não teve fracasso, mas sim, sucesso !
O fracasso, na realidade, é a oportunidade de começarmos novamente nossa empreitada, de maneira inteligente, utilizando-nos do aprendizado que adquirimos com os erros cometidos.
O verdadeiro fracassado é o homem que erra e não é capaz de aproveitar a experiência que adquiriu e as lições que aprendeu com aquele mesmo erro.
Quem encara o fracasso como um recuo em sua caminhada, vai ficar o resto da vida marcando passo...
Portanto, não tenha medo de errar.
Siga adiante, com a cabeça erguida e sempre confiante !...
Muito sucesso !!!
(*)LUIZ GERALDO FLOETER GUIMARÃES, 50, é advogado, sócio do escritório Guimarães e Floeter Guimarães Advogados Associados, pós-graduado pelo INBRAPE/FADAP e pela UNOESTE, ex-assessor jurídico da Prefeitura Municipal de Quatá, ex-professor universitário junto à FEMA (Assis), junto à FRAN (Rancharia) e ao CEETEPS (Quatá), escritor autor do livro “motivação e entusiasmo na busca do sucesso” e historiador.
Comments